Por Juliana Tenório, AUNA Minimal Cosmetics (31/01/2021)
Em algumas palavras, há uma lacuna entre a expressão “natural” e o significado que facilita usos duvidosos e indevidos. É justamente neste espaço que várias empresas, orientadas por seus departamentos de marketing e agências, praticam o “greenwashing”, termo que indica a dissimulação de uma imagem de responsabilidade ambiental. Estas empresas se apropriam de forma inadequada das reais virtudes ecológicas de um produto.
No segmento de cosméticos, a prática do “greenwashing” é também atrelada ao natural, pois esta palavra é empregada como sinônimo de saudável, trazendo junto as ideias de pureza e de sustentabilidade. É comum lermos nos rótulos: shampoo natural, condicionador natural para cabelos, gel dental natural, sabonete natural, entre outros.
Como agravante do impasse, os critérios que um fabricante precisa atender para que seu produto faça parte desta categoria não estão oficialmente estabelecidos no Brasil.
Então, o que é de fato um cosmético natural?
Por convenção, produtos/ cosméticos naturais são aqueles livres de substâncias nocivas como parabenos, alumínio, triclosan, sulfatos, corantes e fragrâncias artificiais. Pesquisas e relatórios apontam que estas substâncias podem ser maléficas e causadoras de alergias, desequilíbrios hormonais, tumores, infertilidade, entre outras doenças. O fato de um cosmético ser artesanal também não o torna, necessariamente, natural, pois ele pode conter componentes prejudiciais à saúde.
Um cosmético natural não é definido como sendo livre de química, uma vez que podemos considerar químico qualquer elemento ou reação da natureza. Ingredientes como óleos, extratos e manteigas são o resultado de reações químicas. Como podemos definir, então, o que é um cosmético natural e seus benefícios? O melhor caminho para esta compreensão é entender o que ele não contém, como as substancias mencionadas no parágrafo acima.
Existem também entidades privadas que emitem certificações para cosméticos naturais e orgânicos, com base em critérios próprios, mas fiquemos atentos quanto a idoneidade destas entidades.
É preciso, portanto, se informar em detalhes sobre quais são os ingredientes não seguros, conhecer os insumos utilizados em cada fórmula, a ação das substâncias e adquirir o hábito de ler os rótulos dos produtos, praticando um consumo verdadeiramente responsável.
Sobre a autora Juliana Tenório
Fundadora da marca de cosméticos AUNA Minimal Cosmetics, inicia sua jornada empreendedora sustentável em um pequeno apartamento no centro de São Paulo, um casal cultivava em sua cozinha uma vida mais saudável. A química funcionou e depois de uma longa gestação nasceu uma linha de cosméticos naturais. Apenas o essencial e cuidado com a nossa natureza.
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