São Paulo, 24 de novembro de 2024.
Estamos caminhando para o esgotamento dos recursos naturais e, gradativamente, defrontando-se com o desequilíbrio de ecossistemas, a perda de biodiversidade e severas mudanças climáticas.
É indispensável a substituição da chamada Economia Linear, caracterizada pela sequência “extração da matéria prima, fabricação, utilização e descarte”, com a geração de resíduos que se amontoam e a emissão de grande quantidade de gases de efeito estufa que representam enorme ônus para a sociedade e para a natureza.
Com a Economia Circular, busca-se, desde a concepção do produto, reduzir a necessidade de matérias-primas em demasia, priorizando-se a utilização de energia renovável no processo produtivo, a reutilização de componentes e a reciclagem dos resíduos. Ademais, com a Economia Regenerativa, objetiva-se não apenas minimizar danos ao meio ambiente, mas também desempenhar um papel ativo na regeneração e revitalização dos ecossistemas.
E os desafios são gigantes para uma mudança mais profunda, falando apenas do Brasil, onde 6% dos resíduos produzidos não são reaproveitados. O Brasil só reciclou 4% dos quase 82 milhões de toneladas de resíduos geradas em 2022, inclui-se aí beleza & cosméticos. Todo o resto foi parar em aterros controlados, lixões a céu aberto ou nas ruas e praças do país (Abrelpe, 2024).
Em se tratando de cosméticos, o Brasil é quarto maior mercado consumidor no mundo de produtos e serviços de beleza e cosméticos (Sebrae, 2023). O tamanho do mercado gera oportunidades de emprego e renda, mas é proporcional ao volume de embalagens e resíduos geradas e desperdiçadas no lixo comum ou aterro sanitário.
Por conta destes desafios, identificamos também oportunidades de fazer diferente, e fazer a diferença, assim em 2020 lançamos nossa startup Reciclo Beleza, com a missão de zerar até 2030 o envio de embalagens de beleza e cosméticos para o lixo comum ou aterros sanitários, na busca pelo lixo zero, seguindo as diretrizes das ODS - ONU (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
Nossa jornada empreendedora de impacto é do tamanho dos desafios que decidimos abraçar, mas sabemos também que não estamos sozinhos. Quando você empresária/ empreendedora, empresário, adota nossa solução, vêm com a gente nesta missão de impacto positivo. E claro, você consumidor ao separar suas embalagens pós consumo levando em nossos ecopontos de beleza & cosméticos parceiros e valorizando as marcas e negócios comprometidas com nosso meio ambiente e prática ESG.
Em 2024, que ainda não acabou, temos muito por fazer, e já olhando para 2025, temos grandes novidades à caminho com a Reciclo Beleza e com novos projetos de impacto social e ambiental positivos com nossa empresa XTEC GREEN. Por isso contamos com seu apoio e parceria: amigos, parceiros, clientes, fornecedores, familiares, para que possamos ampliar nosso impacto socioambiental - ESG e gerar novas oportunidades de emprego e renda com a Economia Verde, Circular e Regenerativa.
Autor: Fabio Silva, Head de Inovação e sócio fundador da empresa XTEC GREEN e startup Reciclo Beleza.
Saiba mais:
Reciclo Beleza: https://www.reciclobeleza.com.br/
Reciclo Beleza Localiza: https://www.reciclobelezalocaliza.com/
Reciclo Beleza - Indústria 4.0: https://www.reciclobeleza.com.br/circular
XTEC GREEN: https://www.xtecgreen.com.br/
Comments